quarta-feira, 9 de junho de 2010

Módulo 7 - Informática Básica



Inclusão Digital dos Servidores Administrativos

De acordo com Iris Elisabeth Tempel Costa*, o nível educativo de uma sociedade informacional não se mede pela quantidade de conexões, mas pela inserção crítica, assertiva e competente dos indivíduos na relação com o espaço eletrônico, nas trocas que são capazes de estabelecer no que são capazes de produzir, de criar com e a partir destes meios. Em outras palavras, o nível educativo é medido pela alfabetização tecnológica.

É sabido que, a escola, e mais especificamente a escola pública, precisa garantir o acesso às mídias de forma ativa e produtiva, favorecendo a comunicação e, conseqüentemente, a possibilidade de fazer circular diferentes discursos e entendimentos, em condições de igualdade.

O programa de curso do Profuncionário contempla as diversas áreas do conhecimento e a tecnologia é abordada no módulo 7 - Informática Básica. Para estudo deste módulo, foi realizado um diagnóstico do perfil dos participantes do programa e diante das situações encontradas foram propostas:

1. elaboração e execução do Projeto de Capacitação em Informática com o objetivo de promover a inclusão digital dos servidores administrativos das escolas estaduais de Montes Claros, participantes do Programa de Formação Profuncionário, que ainda não tiveram acesso às novas tecnologias;

2. desenvolvimento de oficinas pedagógicas para atualização e aperfeiçoamento dos servidores já incluídos digitais.

* Íris Elisabeth Tempel Costa. Psicóloga, pesquisadora do laboratório de Estudos Cognitivos/IP/UFRGS.

Um comentário:

ildeni disse...

A internet é uma rede de computadores que engloba outra redes menores no mundo todo. Por isso, vários computadores conectados permitem todos os dias que milhões de pessoas troquem informações,façam pesquisas, como:emprensas,estudantes,hospitais etc.
No entanto,existem dois lados dela que todos fiquem informados. O uso positivo e o negativo, pois ela por ser uma rede mundial permite acessar varios sites com todo tipo de conteúdo, com isso é preciso que os pais tenham o máximo de cuidado e criem limites, pois o que parece inofensivo, se transforma.
Utiliadade: Essa tecnologia chamada computador foi uma grande criação do homem para transformar a vida de milhares de pessoas. Atualmente já não é possivel comandar uma empresa sem essa máquina.